Procurar no site

Contacto

Protecções para o sol

A exposição prolongada ao Sol tem um impacto negativo no ser humano, por isso este desenvolveu técnicas e comportamentos que facilmente podem ser postos em prática, para se proteger destes malefícios.

Os humanos tais como todos os seres vivos, possuem sistemas termorregulação1A termorregulação funciona como um mecanismo de homeostasia,pois na presença de grandes oscilações térmicas externas, possibilita a manutenção da temperatura corporal dentro de fronteiras definidas, através da produção ou libertação do calor orgânico interno. Existem dois tipos de termorregulação, o fisiológico e o comportamental, este último verifica-se nos seres exotérmicos2 ou poiquilotérmicos3,como os lagartos. O organismo destes seres não tem a capacidade de regular a temperatura interna, sendo que esta é regulada através de factores externos e comportamentais. O animal, com baixa temperatura corporal, procura assim deslocar-se para locais de maior temperatura externa. No que diz respeito aos comportamentos que favorecem a homotermia, pode citar-se, por exemplo, o comportamento social de algumas espécies que nos periodos de baixas temperaturas se encostam uns aos outros, no caso dos pinguins.

Desta maneira e apesar de o ser humano ser um ser endotérmico4, este também se comporta muitas vezes como os seres mencionados anteriormente, quando temos calor, procuramos uma sombra, e quando temos frio procuramos contacto físico com outras pessoas.

Com isto tudo concluímos que o ser humano desde sempre procurou regardar-se do Sol, e nesse contexto desenvolveu e criou várias técnicas e objectos com a função de protecção do Sol.

 Técnicas e objectos de protecção externa do Sol

-carregue aqui-

Dicionário:

1conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos (em especial, dos mamíferos e das aves);

2regulação da temperatura consoante o meio externo;

3grandes variações de temperatura;

4regulação interna da temperatura